16 de jan. de 2009

Suite Educacional GCompris: um software educacional livre de Matemática, Português e Ciências para crianças

Um software bastante interessante é a Suite Educacional GCompris. Trata-se de um software livre que possui um conjunto de aplicativos educacionais para crianças de idade entre 2 e 10 anos (Educação infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental). Em linhas gerais, o GCompris apresenta desde jogos de entretenimento até atividades de raciocínio lógico. Além disso, trabalha com atividades que estimulam a coordenação motora e a percepção de transformações geométricas, tais como simetria e reflexão. As áreas de conhecimento que o GCompris trabalha são: matemática, ciências, geografia, jogos lúdicos e de raciocínio, leitura, pintura, arte, etc. Ele é interativo e multimídia, ou seja, possui som e animações em diversos níveis.

As telas a seguir trazem alguns telas do GCompris.


Menu de opções do jogo. Em cada opção existem sub-opções com os aplicativos.

Atividades do tipo "puzzle".

Sudoku infantil com vários níveis de dificuldade.

Torra de Hanói (observe as instruções). Alguns aplicativos da suite são interativos.

Aplicativo de geometria (analítica). Explora conceitos de simetria e reflexão.

Jogo dos números primos.

Você consegue saber quais são os pesos que equilibram a balança? Perceba que aqui é implicitamente explorado o conceito de equação (igualdade).

Uma metáfora para o jogo "adivinhe o número".

Menu de Matemática

Um experimento. O que deve ser feito para levar o barco (onde está o avatar) até sua casa?

Para potencializar a aprendizagem das crianças neste software, faz-se necessária a presença de um adulto que oriente-as nos menus e em algumas atividades. Na escola, faz-se uma ferramenta importante, principalmente para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A recomendação é que o professor explore antes as potencialidades dos aplicativos, pois muitos jogos (como por exemplo Hanói, alguns puzzles, xadrez) exigem estratégias complexas para as soluções, embora as crianças rapidamente consigam estratégias bastante interessantes.

O GCompris apresenta uma ferramenta administrativa para extremamente útil para professores a pais. Trata-se do GCompris Administrator.

Observe que os administradores podem configurar grupos, turmas (escola) e perfis de alunos. Além disso é possível restringir atividades e obter relatórios das atividades das crianças em todos os aplicativos da suite.

As possibilidades pedagógicas e a exploração do GCompris são inúmeras. Em alguns aplicativos a criança poderá trabalhar sozinha, para outros, nem tanto.

Para saber mais:

Site oficial: http://gcompris.net
Wiki: en.wikipedia.org/wiki/GCompris

Downloads:


Versão Linux (recursos ilimitados): http://superdownloads.uol.com.br/download/37/gcompris/

Obs: para quem utiliza Debian, Ubuntu, Kurumin, os pacotes estão no repositório oficial (por apt-get). Suse e Fedora também possuem, e seus .rpm devem ser baixados pelo Yum.

Versão Windows (recursos "bem" limitados): http://superdownloads.uol.com.br/download/194/gcompris-windows/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...